Conheça os itens que acompanham a parte elétrica da sua moto Honda
Mesmo que você leve sua moto Honda para revisão preventiva na concessionária Motoroda em São Caetano, ter um conhecimento básico da parte elétrica é muito importante por dois motivos: o primeiro é que você pode resolver problemas simples sozinho e o segundo é que diante de profissionais capacitados, você não se sentirá totalmente perdido.
O conjunto de bateria inclui a bateria, o gerador de tensão, chicote e o regulador de tensão, e para você entender melhor, iremos te explicar com detalhes como cada um funciona, bem como a ignição, que também possui subcategorias (bobina, vela, CDI e gerador de pulsos) e os acessórios. Conheça todos os itens que acompanham a parte elétrica da sua moto!
Bateria
É a fonte de energia da sua moto, responsável pelo abastecimento do sistema elétrico, feita para alimentar os equipamentos originais de fábrica, por isso é sempre bom ter cuidado ao instalar faróis e lâmpadas de maior potência, pois podem sobrecarregar a bateria.
Gerador de tensão
Tem como função gerar energia elétrica para a bateria, mantendo-a sempre carregada, com uma tensão entre 80v e 120v (dependendo do modelo da motocicleta).
Chicote
Conhecido também como fiação, o chicote é um conjunto de fios cuja função é distribuir energia para a bateria, o motor de partida, faróis, lanternas, sensores, botões acionadores e outros comandos.
Regulador de tensão
Feito para mandar a quantidade correta de energia para cada lugar, evitando sobrecargas, o regulador de tensão consegue manter a bateria com carga constante enquanto o motor estiver ativo e é a única peça que converte corrente alternada em contínua (C.A. para C.C.).
Bobina
É o transformador de tensão da sua motocicleta e caso esteja com defeito, pode provocar problemas na ignição, apresentando perda de potência, barulho de batida de pino, aumento de consumo de combustível e maior emissão de poluentes.
Vela e cabo de vela
A vela fornece a faísca ou centelha, responsável por dar a partida no motor. E normalmente, problemas de ignição podem estar relacionados à vela. E o cabo de vela funciona como um regulador, e evita que a tensão mais alta afete a parte elétrica da sua moto.
CDI
O capacitor de descarga da ignição, o CDI, é um módulo eletrônico que distribui de forma sincronizada o chaveamento que sai do gerador de pulsos. Resumidamente, é esse gerador que “diz” onde deve acontecer a faísca na câmara de combustão da motocicleta.
Gerador de pulsos
Como dito antes, o gerador de pulsos é quem informa ao CDI, o local ideal onde deve ocorrer a faísca na câmara de combustão, através de contatos (abre e fecha).
E os acessórios, considerados itens de segurança previstos na lei, consistem em: lanternas, faróis, buzina, setas e outros, que também são alimentados pela bateria. Gostou de saber mais? Então venha garantir sua moto Honda dos sonhos na Motoroda agora mesmo! Entre em contato.