Você conhece o tubo interno da moto?

Você conhece o tubo interno da moto?

Os motociclistas normalmente tem um mecânico de confiança, alguém para recorrer quando um problema surge. Mas, mesmo assim, é importante conhecer um pouco mais sobre os sistemas e os componentes da sua parceira de duas rodas. Ajudando a prevenir situações de riscos.


O tubo interno da moto é um dos itens que mais gera dúvida para os motociclistas, essa peça é de extrema importância para a segurança de quem pilota. Pensando em todo sua importância, preparamos esse artigo com as principais informações sobre esse componente do amortecedor.


O que é o tubo interno?


Apelidado como bengala, o tubo interno é uma peça que faz parte do sistema de amortecimento dianteiro de motocicletas, que tem como objetivo frear o movimento de oscilação da mola, mantendo o pneu em contato com o solo. Tem um formato de cilindro e se conecta a outros componentes para formar o amortecedor.


Feito de aço inoxidável, esse tubo é encaixado no interior de outro de diâmetro maior, chamado cilindro externo, cuja composição é de um material mais resistente. Dessa forma, o tubo interno faz um movimento de sobe e desce dentro do externo, amortecendo os impactos sofridos pela suspensão.


A bengala serve para receber e aliviar a pressão da suspensão em função das irregularidades do piso, reduzindo os impactos que são transferidos para o braço da moto. A segurança e estabilidade desses veículos dependem do conjunto de amortecimento, do qual o tubo interno é uma das principais peças.


Sendo assim, a importância de manter esse componente em perfeito estado de funcionamento está em garantir a dirigibilidade.


O tubo interno é o componente do amortecedor que fica acoplado dentro do copo, entre a roda e o guidão, na suspensão dianteira da moto. Ele realiza o amortecimento de impactos. Sendo assim, fazendo parte do sistema de suspensão e amortecimento da moto.


Quais são as peças agregadas ao tubo interno da moto?


Para funcionar no amortecimento dos impactos, o tubo interno da moto conta com óleo. O amortecedor dianteiro é composto por diversas peças, algumas têm funções diretamente ligadas à suspensão, enquanto outras previnem problemas.


Os componentes que ficam agregados ao tubo interno da moto são:


  1. Pistão do Garfo:  Montado na extremidade inferior do interior da bengala, onde ela se encaixa com o cilindro externo;

  2. Mola batente:  É a menor das duas molas que compõem o amortecedor. Ela fica enrolada no pistão do garfo;

  3. Copo ou cilindro externo: É um dos componentes que atua no movimento de sobe e desce que o amortecedor faz para suportar os impactos, junto com o pistão do garfo e a mola batente;

  4. Mola: A mola é o último item diretamente responsável pelo amortecimento; 

  5. Gaxeta: Trata-se de um anel, que é normalmente fabricado em borracha; 

  6. Retentor de pó: O retentor de pó protege os componentes das impurezas externas, prolongando sua vida útil;

  7. Vedador/Retentor de Óleo: O vedador de óleo também fica nas extremidades dos tubos em que há líquidos, atuando para impedir a saída deles;

  8. Porca de fixação: Uma porca faz a fixação, garantido que todos os componentes fiquem juntos e presos ao guidão.


O tubo interno da moto é a peça que compõe cada um dos dois amortecedores dianteiros. Mais do que isso, é um componente cuja finalidade é assegurar a segurança para o motociclista durante a rodagem.


Se o tubo interno apresentar qualquer tipo de desgaste, defeito ou sintoma, pode apresentar risco à direção do condutor. Por isso, é fundamental fazer uma revisão e manter os cuidados com a moto sempre em dia.


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